terça-feira, 11 de agosto de 2009

Cuspindo (mais) no serviço público. Pra variar...

Pelo que me consta, nós, cidadãos motorizados do Rio de Janeiro, pagamos uma taxa de quase 100 reais pra fazer vistoria, na qual seriam verificados o estado de conservação do veículo, itens de segurança como extintor de incêndio e estepe, e a emissão de gases. Pois bem, SERIAM, do verbo 'quem te enganou?'.

Cheguei no posto do detran e, além de estar vazio apesar de só conseguir vaga pra tipo um mês depois, sóverificaram as luzes. E mais NADA. E a mocinha da vistoria foi sentar e papear com os 'calega' de trabalho, já que não tinha mais ninguém pra atender. É exatamente por isso que muito em breve estarei transferindo o Tumati pro RS. Alíquota de IPVA mais baixa e não precisa fazer essa palhaçada enganação de trouxa que é a vistoria.

10 comentários:

Gabriel disse...

Mila, que a vistoria anual é um saco é, até porquê como você bem viu não vistoriam picas.
(Embora ano passado tenham reprovado meu pneu)
Mas pagar por isso a gente não paga não, quando a gente tira a guia do IPVA aparece cada coisa que estamos pagando ali e muita gente acha que a taxa DAD é pra vistoria, e não é, na verdade ela é a taxa que o DETRAN cobra pra imprimrir nosso certificado de registro. Vistoria, vistoria mesmo é gratuita.

Inclusive tem uma taxa de 2,98 que é cobrada pelo Itaú, afinal de contas, é assim que eles pagam meu salário =D


pronto, meu primeiro comentário no teu blog já foi te pertubando ;D

Beijão

Dona Mila disse...

Gabe! Legal vc por aqui, mas vamos às contestações, hehe.
1. Tem duas taxas para o Detran na GRD, a DAD (32,77), que é a da expedição do CRLV, e a taxa de licenciamento anual (81,92), que á da vistoria!
2. Manter aqueles enooooormes terrenos dos postos mais aquele povo todo coçando o saco custa dinheiro. Você acha que sai do IPVA? Nada, sai do meu, do seu, do nosso bolso.
Por isso nós somos os 'contribuintes' e não 'contratantes', a gente contribui e eles não oferecem nada em troca. Legal, né?

Mudando de assunto, fiz a vistoria na Barra, liguei pra Sra sua esposa e necas de atender celular ou tel de casa. Tsc, só vou ver o Gaguinho quando ele já estiver andando... :P

Anonymous disse...

Querida Pllyanna voce esqueceu o que escreveu no Tomara que chova.... Voce mesma queria esta falta de observação total e correta na sua vistoria, e qual é o ano do seu papitomóvel? Tem tudo a ver com o tipo da avaliação que é feita.

Dona Mila disse...

Anônimo, vc tem tanta moral comigo que até fiz um post pra esclarecer! E só pra constar, NENHUMA das cabines do posto da Barra fazia o teste de emissão de gases. Aliás, nos últimos 2 anos não fizeram em nenhum dos 3 carros da família.

Suiany em transe disse...

Hummm

Anonymous disse...

Escolha outro posto quem sabe o pessoal tabalhe melhor, por que ir tão longe? Segundo você ... em outra galáxia ... .

Dona Mila disse...

Anônimo, essa é muuuuito fácil de responder. Quando agendei o serviço, consegui pro dia 11 na Barra e pra Niterói e outros postos da Zona Sul do Rio, só tinha pro início de setembro. Como eu sou correta e não circulo com documento vencido... ah, junta lé com cré ae!

Gabriel disse...

Taxa de licenciamento é paga para ter o direito de transitar com o carro em vias públicas.

Vistoria é gratuita, pode ligar pro DETRAN e se informar melhor.

Aliás., só no RJ ela existe e têm um projeto transitando na ALERJ para acabar com ela.

;D

Dona Mila disse...

Gabe, mea culpa: apesar de ter achado em fontes naaaada confiáveis, tipo o jornal O Dia, se taxa de licenciamento fosse pra vistoria seria cobrada somente no RJ, único estado que faz essa presepada.

Erro meu!!! E obrigada pelas correções. :)

Gabriel disse...

nenhuma correção mila, eu tenho o péssimo hábito de achar que como sou funcionário do Itaú, que apesar de ser uma instituição privada, as pessoas acham que é utilidade pública, que eu tenho a obrigação moral de sanar algumas dúvidas de pessoas quando posso, em assuntos que me são de respeito.
Como meu banco é o único que paga este imposto, é meio que minha responsabilidade informar sobre ele aos meus clientes.
E cliente não é só aquele que têm conta no banco.

;D

viajem né